
Ministro diz que esse é um problema privado
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse anteontem (21/10), em audiência pública na Câmara dos Deputados, que o governo federal não vai assumir prejuízos com derivativos de câmbio. Várias empresas exportadoras fizeram operações financeiras arriscadas, apostando na queda do dólar, e tiveram grandes perdas quando a moeda disparou, em virtude da crise financeira.“Essas empresas é que terão que arcar com os prejuízos, o governo não vai dar um tostão”, garantiu Mantega.
Ele disse também que esse é um problema privado e assim será tratado pelo governo. Ainda não sabe se o volume total do prejuízo com derivativos cambiais, de acordo com o ministro. Informações extra-oficiais dão conta de que cerca de 200 empresas exportadoras estariam em dificuldades financeiras em decorrência dessas operações.
Até agora, apenas a Sadia Alimentos (que promove matança industrializada de animais), e as papeleiras Aracruz e Votorantim assumiram publicamente perdas milionárias, e o fizeram porque têm satisfações a dar à Comissão de Valores Mobiliários, que defende os investidores em bolsa no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário