segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Fontes renováveis podem gerar metade da energia elétrica até 2050

Metade da eletricidade consumida no mundo poderia ser gerada por fontes renováveis, diz a segunda edição do estudo [R]evolução energética: Perspectivas para uma energia global sustentável, lançado hoje na Alemanha pelo Greenpeace. Atualmente, apenas 13% da demanda mundial de energia primária é suprida pelas renováveis.

A adoção de fontes alternativas de energia é fundamental para combater as mudanças climáticas, que já estão alterando ecossistemas e provocando cerca de 150 mil mortes por ano. Um aquecimento global médio de 2°C ameaçará milhões de pessoas com o aumento de fome, malária, inundações e escassez de água.

O principal gás responsável pelo efeito estufa é o dióxido de carbono (CO2), produzido pela queima de combustíveis fósseis para a geração de eletricidade e transporte. O cenário [R]evolução Energética tem como meta para 2050 a redução de 50% das emissões mundiais de CO2, em relação aos níveis de 1990, a fim de manter o aumento da temperatura global abaixo de 2°C. A eficiência energética tem o papel principal na redução destas emissões.

Leia mais aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário