segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Chico Buarque apóia Rosário

O cantor, compositor e escritor Chico Buarque de Hollanda manifestou seu apoio a Maria do Rosário (PT) para prefeita de Porto Alegre. O depoimento do artista foi ao ar no programa de TV da candidata, na noite deste domingo (19/10). O que valoriza ainda mais a presença de Chico Buarque na campanha de Maria do Rosário é que, ao contrário de outras eleições, Chico se manteve afastado de qualquer outra disputa eleitoral este ano, embora tenha sido requisitado por inúmeras outras candidaturas em várias capitais brasileiras.

Chico Buarque valorizou e elogiou muito a cidade de Porto Alegre, ao explicar o motivo da sua opção em tornar público o seu apoio a Maria do Rosário. Ele reconheceu o nível de politização do eleitorado local, ao afirmar que quando se trata de Porto Alegre, não está em disputa apenas as questões locais, as questões administrativas do dia-a-dia de uma cidade, e sim uma concepção de país, uma visão de mundo.


Ainda assim, acho difícil pra Rosário. Além do fato de sua campanha ser, na minha modesta opinião, muito ruim, pesa também a propaganda maciça do candidato situacionista, com seus carros de som e dezenas (quiçá centenas) de "apoiadores", pobres coitados que ficam nos principais cruzamentos da cidade agitando bandeiras de Fogaça, em troca de la plata no final do mês.

Se bem que com o PT, desta vez, não foi muito diferente; ao contrário de outras eleições municipais, em que faltavam mãos para levantar os estandartes petistas, agora a campanha de Rosário precisa pagar R$ 420 mensais para que trabalhem em sua campanha. Apenas no segundo turno é que se vê a militância petista nas ruas, com suas tradicionais bandeiras, tão comuns nos anos de Administração Popular (1988-2003), mesmo em períodos não eleitorais.

A tentativa da campanha de Rosário de associá-la (por sinal, de modo deveras irritante) ao presidente Lula parece não ter tido o impacto esperado. Agora puseram o Chico dizendo inclusive que gostaria de ser porto-alegrense, só para poder votar em Mariazinha. Vamos ver se será de alguma valia o ilustre apoio recebido pela candidata petista.


Fonte: http://guerrilheirosvirtuais.blogspot.com/

2 comentários: